Sobre o Curso
A criação do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos na Ufra vem de encontro com um dos objetivos previstos no PLAIN Institucional, que é a formação de recursos humanos qualificados e geração de conhecimentos sobre a competitividade sistêmica das cadeias produtivas com potencial de desenvolvimento na Amazônia a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem integrar a UFRA às unidades produtivas.
O Curso visa a formação de profissionais denominados para atuar no sistema agroalimentar em toda a sua extensão, atendendo às potencialidades das cadeias produtivas dos alimentos de origem animal e vegetal da Amazônia. A formação de profissionais com caráter multidisciplinar, com conhecimentos adquiridos em diferentes áreas de conhecimento, contribui para o aumento da produção de alimentos, assim como uma visão prática para aplicação de tecnologias que atinjam um produto de qualidade e adequado ao consumo. O curso fundamenta-se nas Ciências Agrária, Biológica, Química e Física, as quais são diretamente interligadas para estudar minunciosamente a natureza e composição dos alimentos, as causas da deterioração, os princípios que regem a tecnologia de produção e conservação, a elaboração de novos produtos e a melhoria da qualidade, seja ela nutricional e/ou higiênico-sanitária, que atendem às necessidades do consumidor. O Curso teve seu início em março de 2020 na UFRA campus Belém.
O curso é presencial, com duração de 10 semestres (5 anos). Já nos primeiros anos, o estudante tem contato com a profissão, através de disciplinas como ‘Introdução à 'Ciência e Tecnologia de Alimentos', 'Química de Alimentos', 'Microbiologia de Alimentos', 'Bioquímica', dentre outras. Cindo tecnologias terão caráter obrigatório (óleos e gorduras, frutas e hortaliças, leite, carne e pescado). Porém, Tecnologia de Bebidas, Grãos e Cereais, Aves e Ovos também estão na grade, oferecidas como disciplinas eletivas. A divisão em eixos 'Ciência, Tecnologia e Inovação' vai permitir melhor aprendizagem e interação dos discentes. Disciplinas como 'Análise de Alimentos', 'Conservação de Alimentos por Métodos não Tradicionais', 'Embalagem e Estabilidade de Alimentos', 'Toxicologia de Alimentos', 'Gestão, Controle de Qualidade e Segurança Alimentar', 'Biotecnologia Agroalimentar' são exemplos de disciplinas alvo dentro da matriz curricular. O Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso são obrigatórios no último ano.
Nome do Curso: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Titulação: Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Denominação do Profissional: Cientista de Alimentos
Criação: Resolução nº 215 CONSEPE de 10 de setembro de 2014. O curso começou a funcionar no primeiro semestre letivo de 2020 (2020.1).
Reconhecimento do MEC: o curso ainda não passou por avaliação.
Código do Curso no sistema E-MEC: 1307031
Número de vagas: 50 por ano
Tempo de Duração do Curso: 5 anos (10 semestres)
Turno do Curso: O Curso possui turno Integral, sendo as aulas distribuídas nos períodos matutino e vespertino. O Curso não possui aulas no período noturno.
Distribuição dos horários por ano/semestres:
1º ano do curso (referentes ao 1º e 2º semestres) serão no período vespertino;
2º ano do curso (3º e 4º semestres) serão no período da matutino;
3º ano do curso (5º e 6º semestres) serão no período vespertino;
4º ano do curso (7º e 8º semestres) serão no período da matutino;
5º e último ano (9º e 10º semestres) compreenderá o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Carga Horária Total do Curso: 3911 horas
CH disciplinas obrigatórias: 2958 horas
CH disciplinas Eletivas: 153 horas
CH ESO: 340 horas
CH TCC: 340 horas
CH Atividades complementares: 120 horas
Clique aqui para acessar o folder de divulgação do Curso.
Redes Sociais